
O Instituto Cultural Caminhando e Cantando (ICCC) é uma associação cultural sem fins lucrativos com o objetivo de prestar serviços voluntários de Educação, Cultura e Meio Ambiente.
Sua história iniciou com um grupo de estudantes universitários da Universidade Estadual de Goiás, campus de Formosa, no ano de 1999. Este grupo, que já tinha uma atuação estudantil combativa na universidade em defesa da Educação Pública, percebeu a tamanha contradição da grande quantidade de estudantes de escolas particulares nos bancos públicos universitários e a pequena quantidade de estudantes de escolas públicas na universidade. E para encarar esta realidade de contradição, criou um cursinho comunitário com aulas contendo as disciplinas do então vestibular, à época, para auxiliar os estudantes de escolas públicas e de baixa renda para enfrentar as provas nas mesmas condições que os estudantes provenientes dos estratos sociais de maior renda. O cursinho ganhou o nome de Pré-Vestibular Comunitário Paulo Freire em referência a um dos maiores pensadores da educação do Brasil e do mundo. O projeto foi um sucesso na cidade, inscrevendo mais de duzentos jovens no primeiro ano em 1999. As aulas eram realizadas no Colégio Estadual Professor Sérgio Fayad aos sábados e domingos em período integral.
À medida que os anos foram passando, novas ideias e novos voluntários foram agregando ao projeto, até tomar amplas dimensões. Assim, em setembro do ano de 2001 foi fundado o Instituto Cultural Caminhando e Cantando, tendo como projeto-piloto o Pré-Vestibular Comunitário Paulo Freire. Ao longo dos anos de atividade do cursinho (1999-2018), mais de 1.500 jovens foram aprovados em vestibulares – 80% em universidades públicas – graças ao apoio do Pré-Vestibular Comunitário Paulo Freire.
Ademais, foram criados cursos profissionalizantes de cabeleireiro, manicure, pedicure, aulas de violão, teatro, dança etc. Além de eventos importantes como o Fórum da Mulher e o Festival de Música dos Trabalhadores.
Pela exitosa execução de seus projetos sociais, em 2003, o ICCC obteve o Título de Utilidade Pública Municipal com aprovação unânime da Câmara Municipal de Vereadores, reconhecendo sua importância institucional de credibilidade e seriedade frente à comunidade.
Visando ampliar e fortalecer a visibilidade de suas atividades com maior alcance, no ano de 2008, a entidade criou um veículo de comunicação, o Jornal O PONTO, o qual tem como objetivo a divulgação das atividades da organização, bem como a veiculação de notícias e de reflexões sobre temas ligados à realidade social. E para atuar nas redes digitais, em fevereiro de 2021, inaugurou o Canal Caminhando e Cantando no Youtube, com a produção de conteúdos educativos e culturais.
Além dos projetos, o ICCC apoia movimentos sociais, sindicais, populares, ambientais e estudantis. De forma ativa, também participa no debate público em prol da construção de políticas públicas, no combate ao desmatamento ambiental e no enfrentamento de qualquer forma de discriminação e de injustiça social.
Após tantos anos de experiência com uma trajetória de mais de duas décadas de existência, o Instituto Cultural Caminhando e Cantando consolidou-se como uma das referências de Organização Popular na cidade de Formosa e região, atraindo novos voluntários e associados, contribuindo para a transformação social, visando uma cidadania ativa.
Seg – sex:
sáb:
contato@iccc.org.br
Rua Augusto Macedo, S/N Chácara Eunice Formosa(GO)
WhatsApp us