
No dia 30 de setembro, ocorreu no Auditório da Prefeitura de Formosa, a Conferência Municipal de Cultura 2025. Entre os diversos artistas, poetas, intelectuais, agentes culturais e autoridades do setor cultural, o Instituto Cultural Caminhado e Cantando marcou sua presença com o presidente do ICCC, cmp. George Augusto, a diretora de cultura do ICCC, cmpa. Soraya Trindade, a diretora de educação do ICCC, cmpa. Edinara Kunz e o diretor de comunicação do ICCC, cmp. Uelmo Bispo. A abertura contou com a apresentação musical do rapper de longa trajetória cultural em Formosa, Mano Manya, seguida de uma linda declamação de poesia da poetisa Vanda Spolti, da Casa do Poeta Brasileiro, ao som de violino.
A pauta proposta foi conduzida pelo presidente do Fórum Permanente de Cultura, Fabio Santa Cruz, docente da UEG-campus Formosa, juntamente com a presidenta do Conselho Municipal de Cultura, Danúbia Luiza, e com o Secretário Municipal de Cultura de Formosa, Arthur Henrique, sendo secretariada por Eleandro Philippsen, também docente da UEG-campus Formosa e secretário do Fórum de Cultura. Diversos pontos e proposições foram colocados em discussão e votação, sobre diferentes temas, como digitalização do acervo documental de tombamento do município, plataforma de informações culturais para melhor acesso ao cidadão, demandas por maior visibilidade das atividades de artistas ocorridas na cidade, financiamentos público e privado de projetos artísticos, entre outros.
Na ocasião, entre várias pautas propostas, o ICCC interviu chamando a necessidade de o Fórum Permanente de Cultura abrir o debate e demandar audiências públicas na Câmara de Vereadores com vistas a regulamentação de artigos em aberto da Lei 556/2019 referentes ao PROMAC dos quais tratam de financiamento de artistas por meio dos empreendedores locais que tenham interesse em contribuir com as atividades culturais do município.
Várias foram as intervenções da comunidade artística de Formosa, especialmente dos agrupamentos culturais da juventude, como também das instituições de cultura consolidadas na cidade.
O ICCC segue firme com seu compromisso de contribuir com o debate a respeito das políticas públicas do ramo da cultura do município de Formosa, tendo sempre como critério de decisão em favor do povo trabalhador e da defesa da cultura popular em suas diferentes linguagens e ambiências.
Seg – sex:
sáb:
contato@iccc.org.br
Rua Augusto Macedo, S/N Chácara Eunice Formosa(GO)
WhatsApp us